Como escolher as cores para o Casamento

por Filipa Sousa

Publicado dia 12-07-2016 às 15:55

Há quem não dê muita importância a definir uma cor ou uma paleta de cores para o casamento, mas este detalhe para além de dar um toque especial e inesquecível ao vosso evento, também diz muito sobre vocês: o vosso gosto pessoal, estilo, sentimentos, raízes, etc.

Por esse motivo, e por ser uma tarefa difícil por haver uma multiplicidade de sugestões cromáticas, cada qual com o seu simbolismo e significado, a Noivos de Fresco reuniu várias dicas para terem em consideração quando escolherem a(s) cor(es) que vão marcar o vosso casamento:

 

Uma cor com significado – conversem os dois para tentar chegar a acordo sobre uma cor que tenha significado para vocês, por exemplo, poderão ser as vossas cores preferidas ou as cores que tinham vestidas no primeiro encontro.

 

Inspirem-se na estação do ano – as cores são também sugestivas das estações do ano. Se vão casar na Primavera podem escolher tons frescos, verdes ou florais; para o Verão os amarelos e azuis remetem para a praia; no Outono os vermelhos, castanhos e laranja lembram os tons desta estação; já o Inverno combina com prateado e branco.

 

Data comemorativa – se o vosso casamento está marcado perto de uma data comemorativa, porque não usar essas cores? Por exemplo, se vão casar em Janeiro, perto do dia de reis, que tal os dourados? Em Fevereiro, perto do dia dos namorados, os rosa e vermelhos combinam com os corações apaixonados. Na Páscoa os tons pastel e branco combinam muito bem. Em Dezembro, os vermelhos e dourados indicam que o Natal está próximo.

 

Casamento temático – se decidiram o vosso dia terá um tema (vintage, rústico, um país onde viveram, inspiração de um filme ou série televisiva, etc.), então a escolha das cores já está praticamente feita pois será de acordo com esse tema, só precisam de a aplicar a toda a decoração e acessórios do evento.

 

Significado das cores – todas as cores têm significado e transmitem-nos sensações e emoções diferentes. Por isso sugerimos que procurem saber qual o significado das cores que querem para o vosso casamento e se se enquadram com o que querem transmitir no vosso dia.

 

Cor predominante – Se apenas se decidiram por uma cor ou não sabem como a combinar com outras, poderão optar por mante-la como cor dominante do evento e usar cores neutras para a complementar, principalmente se já for uma cor forte como por exemplo o vermelho. Exemplos de cores neutras são o branco, bege, cinza, preto, etc.

 

Círculo cromático – ao consultarem a roda das cores, ficarão a saber quais as cores que se complementam, pois encontram-se em lados opostos do círculo, e que as cores que estão próximas umas das outras combinam numa paleta monocromática.

 

Hora do casamento – é necessário ter em consideração a hora em que se vai realizar o casamento, pois se for ao fim da tarde ou início da noite, poderá distorcer a perceção das cores que escolheram.

 

Ajuda online – podem encontrar online muitas ferramentas para criar paletas originais e um sem fim de sugestões de cores para o vosso casamento. O difícil é escolher entre tantas opções!

 

Tenham em mente que as cores que escolherem podem refletir-se em todos os pormenores relacionados com o vosso casamento: convites, lembranças, vestido da noiva e indumentária do noivo, bouquet da noiva, decoração, porta-alianças...

Mesmo com estas dicas estão indecisos? A Noivos de Fresco tem todo o gosto em ajudar-vos. Contactem-nos!

Copyright © 2016 Noivos de Fresco by Pedro Pita. Termos e Condições. Política de Privacidade.